Meu Sebrae

0800 570 0800

Casos de Sucesso

Delícias que dão dinheir

Agroindústria familiar Della Rosso, de Passo Fundo, cresce com apoio do SEBRAE/RS

(Foto: Divulgação\DellaRosso

Passo Fundo - Doce de Leite, queijos, manteiga, bebida láctea, e achocolatado são algumas das delícias produzidas pela agroindústria Della Rosso, localizada na comunidade de Santa Gema, interior de Passo Fundo. Da união de Maria Rosicler Della Méa e Edemir Rosso nasceu a empresa do setor de laticínios e também o nome do empreendimento rural que hoje comercializa seus produtos na Feira do Produtor, aos sábados, e para três mercados de porte médio de Passo Fundo.

A empresa que cresceu e faz sucesso na região é resultado do gosto e do talento de Maria Rosicler pela produção de queijos para o consumo familiar. A vocação, herdada da mãe, aperfeiçoou-se com a realização de cursos junto à Emater e com a comercialização do produto aos familiares, que incentivaram e sugeriram novas ideias ao casal. Entre 2008 e 2009, a demanda pelos queijos começou a crescer e a família resolveu formalizar o negócio. No mesmo período, a filha do casal, Denise Rosso, formou-se em Nutrição pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e optou por residir e trabalhar junto aos pais, com seu marido, Leandro Casanova.

No início de 2011, a família decidiu dar um passo maior e iniciar, de fato, a agroindústria Della Rosso, produzindo, além dos queijos, outros produtos derivados do leite. “Legalizamos e buscamos financiamento para construirmos a sede da empresa”, comenta Denise. Assim como a irmã, Leonardo Rosso, o outro filho do casal, está utilizando sua formação em Agronomia para contribuir com a produção e o aumento da qualidade do leite. “Não utilizamos nenhum conservante em nossos produtos. É tudo natural”, orgulha-se o patriarca da família, Edemir Rosso.

A família Rosso está satisfeita com os resultados da agroindústria, pretendem crescer, mas seguem com parcimônia. “Sabemos que há mercado para nossos produtos, mas temos aumentado a nossa produção aos poucos. Na Feira do Produtor, por exemplo, conseguimos comercializar cem quilos de produtos a cada sábado”, afirma o produtor.

 

SEBRAE/RS contribui para o crescimento da empresa

A Agroindústria Della Rosso está contando com as capacitações do SEBRAE/RS para crescer e se fortalecer no mercado. Desde 2012, a empresa participa do Projeto Setorial Sistemas Agrofamiliares da Regional Planalto. Através desta iniciativa tiveram acesso a diversas soluções da instituição, como o SEBRAETEC, oportunidade em que criaram o site da empresa, e receberam apoio para participar da Feira Expoacisa, que ocorre, anualmente, em Passo Fundo.

Segundo a gestora do projeto no SEBRAE/RS, Diane Sensolo, a família empreendedora também realizou o Curso De Olho na Qualidade Rural SEBRAE, que trabalha conceitos como Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem. “Esta solução traz novos hábitos para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, otimizando recursos, melhorando o bem-estar físico, mental e social de todos, e respeitando a relação com o meio ambiente”, explica Diane.

Segundo a gestora, a empresa seguirá no projeto em 2014 e a tendência é crescer ainda mais. “É muito gratificante fazer parte do desenvolvimento da agroindústria Della Rosso e perceber o empenho de todos rumo a outras conquistas”, destaca a gestora.

Copyright SEBRAE 2012 © by Ondaweb

SIGA O SEBRAE NAS REDES SOCIAIS:

facebook twitter youtube