Meu Sebrae

0800 570 0800

Casos de Sucesso

“O meio rural é o meu lugar”

Empreendedora de Frederico Westphalen construiu história de sucesso com vontade de evoluir e uma estreita relação com o SEBRAE/RS

Sandra está a frente da agroindústria Eduvavi (Foto: Letícia Waldow/ Jornal O Alto Uruguai)

Frederico Westphalen – Uma trajetória marcada pelo desejo de mudança e, ao mesmo tempo, de permanecer no meio rural. A história da empreendedora Sandra Salete Pelegrini Bellé, de Frederico Westphalen, une esforço, novas ideias e apoio familiar. Com ajuda do SEBRAE/RS, o sonho da produtora rural de inaugurar a agroindústria Eduvavi, em setembro, marcando uma nova etapa de seu histórico profissional.

A parceria entre a empresária e o SEBRAE/RS vem de longa data. A técnica da Regional Norte da entidade Tatiana Candaten relembra que Sandra já realizou diversas capacitações e consultorias e tanto empenho resultou em um reconhecimento importante. “Entre os atendimentos estão o 5S Rural, gestão e cursos de qualidade”, conta. Em 2014, Sandra recebeu Troféu Prata no Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, na categoria Produtora Rural, na etapa estadual.

O trabalho no campo está na rotina de Sandra desde sempre. O caminho foi natural para a empreendedora, criada em ambiente de produção de leite. “Esse sempre foi nosso negócio. Porém, quando casei, trabalhamos com o plantio de fumo, mas era uma atividade desgastante. Queria uma nova alternativa de renda”, relembra. Ela se define como uma pessoa que aproveita todas as oportunidades, por isso buscou sempre se qualificar. “Assisto todas as palestras e cursos que posso”, ressalta.

Foi nesse processo que o sonho de abrir uma agroindústria tomou forma. O Sitio da Amizade, sua propriedade localizada na Linha Volta Grande, em Frederico Westphalen, acabaria se tornando o espaço para abrigar o novo negócio. “Tudo iniciou de fato em 2014, quando comecei a pesquisar a documentação necessária. Nessa época só vendíamos leite, mas eu queria trabalhar com derivados, e com um diferencial: produzidos da forma mais natural possível, sem conservantes”, enfatiza. Segundo ela, o papel do SEBRAE/RS foi fundamental não apenas nas capacitações, mas para tirar o projeto do papel. “Eu tinha muitas dúvidas, então fizemos um plano de negócios, que resultou nos indicadores de viabilidade”, explica.

O objetivo da Agroindústria Eduvavi é produzir mil litros de leite por dia para os derivados, porém com capacidade máxima de 10 mil litros/dia. Os produtos que serão fabricados incluem dois tipos de queijo, nata, iogurte e doce de leite. “Há 16 anos, esse tipo de laticínio não tinha nenhuma garantia de dar certo. Hoje, o cenário é diferente, inclusive com muitas empresas familiares atuando”, disse Sandra, que conta com a ajuda dos três filhos e do marido no projeto.

“Eu fiz questão de colocar o negócio no meu nome para que o homem entenda que a mulher também tem o seu espaço, e meu marido apoiou sempre”, comemora. Para ela, todos os objetivos precisam ser percorridos degrau por degrau. “Afinal, na vida a gente não sobe de elevador. Precisamos trabalhar para que as coisas deem certo”, afirma.

A reta final da agroindústria teve, mais uma vez, apoio do SEBRAE/RS. “Toda a identidade visual, logotipo, aplicação e até a criação de um mascote para futura ações de marketing foi desenvolvida através de consultorias SEBRAETEC, e a empresária ficou muito satisfeita”, finaliza a técnica Tatiana Candaten.

Confira outros Casos de Sucesso...

 

 

Copyright SEBRAE 2012

SIGA O SEBRAE NAS REDES SOCIAIS:

twitter youtube  facebook  youtube  youtube  flikr