Meu Sebrae

0800 570 0800

Casos de Sucesso

ADG Plásticos investe em gestão e inovação

Empresa de Passo Fundo encontrou novas possibilidades de trabalho a partir de reestruturação dos seus negócios com apoio do SEBRAE/RS



Criada em 2001, a ADG Plásticos, de Passo Fundo, foi concebida como empresa familiar, status que manteve até 2008. A partir disso, o crescimento era iminente, e com o apoio do SEBRAE/RS, passou por um grande choque de gestão, que a fez expandir-se no mercado a partir de planejamento e inovação. O resultado foi, entre outros reconhecimentos, a certificação ISO 9001 e o prêmio MPE 2013, em que foi finalista, além da expansão de faturamento dez vezes em cinco anos.

A ADG atua com maquinário de alta tecnologia e grande porte, e faz parte dos projeto Promover o Desenvolvimento das Indústrias Metalmecânicas do APL Pré-Colheita do Planalto do RS, iniciativa do SEBRAE/RS. No início, o foco era o mercado agrícola, produzindo peças com resina termoplástica. O diferencial estava no fato de fabricar peças que aliviavam o peso das máquinas, reduzindo custos ao economizar energia, estimulando, assim, uma maior produtividade.

Conforme relembra o diretor da ADG, Claiton Gasparetto, “trabalhávamos com apenas um cliente. Por um tempo isso nos deixou em uma espécie de zona de conforto, mas percebemos que poderíamos ir além, e o SEBRAE teve papel fundamental nessa mudança”.

A empresa integra, ainda, o APL da Regional Planalto pelo segundo ciclo consecutivo. Nesse tempo, recebeu consultorias e participou de cursos que tinham como foco otimizar a gestão e expandir as possibilidades de atuação. De acordo com a técnica do SEBRAE/RS da regional Planalto, Doriane Fatima Ferrari, “a ADG sempre participou de todas as ações. Eles passaram por processos que trabalharam questões de mercado, capacitação de planejamento e inovação”.

Segundo a técnica, a empresa foi inovadora desde sua concepção. “Porém, eles precisavam organizar a estrutura e observar outras possibilidades. Eles precisavam, também, delegar funções e modificar a organização interna”, explica. Com o tempo, o número de funcionários, que eram 7 quando aderiram ao primeiro ciclo do APL, passou para os atuais 38 colaboradores, aumentando, assim, o faturamento.

Gasparetto relembra que, além de integrar projetos e consultorias da entidade, o SEBRAE/RS possibilitou o contato com eventos e com outros empreendedores. “Fomos a feiras do setor, participamos de eventos em outras localidades, e isso foi fundamental para vermos o que estava acontecendo de importante, trocarmos experiências. É bom para ver o que o cliente busca”, disse.

Já com o novo modelo de gestão e planejamento consolidados, incluindo o departamento comercial que impulsionou a entrada da empresa em outros estados, o passo seguinte foi buscar a certificação ISO 9001. “Isso foi muito importante, pois nos possibilitou mais segurança para atendermos nossos clientes, e principalmente empresas maiores”, ressalta.

Em 2013, a ADG vislumbrou novos segmentos de atuação. O diretor cita o mercado automotivo e também uma diversificação dentro do próprio espaço em que já atuavam. “Entendemos que era preciso aumentar a nossa visão e, por isso, dentro do mercado agrícola, passamos a pensar em alternativas que fugissem da sazonalidade. Ou seja, nós éramos focados no plantio e trabalhávamos por seis meses com colheitadeiras. Até que pensamos: o que é usado o ano inteiro na lavoura? O pulverizador de inseticida”, explica.

O resultado de todo o investimento de gestão resultou no Prêmio MPE Brasil 2013, em que foi finalista, e do Prêmio Mérito Empresarial – Destaque Gaúcho, no mesmo ano. Para o futuro, o diretor continua apostando em melhorias constantes na condução dos negócios e, por consequência, na expansão. “Atualmente, temos um total de 1500 metros de área construída. Com a aquisição de novo maquinário vamos precisar de mais 1000 metros, então, estamos analisando a possibilidade de construir uma nova área em alguma cidade satélite”, revela.

Copyright SEBRAE 2012

SIGA O SEBRAE NAS REDES SOCIAIS:

facebook twitter youtube