Meu Sebrae

0800 570 0800

Casos de Sucesso

Microempresa gaúcha disponibiliza serviço de entrevista de seleção por vídeo para pessoas com deficiência

Solução foi desenvolvida com apoio do Inova Pequena Empresa do SEBRAE/RS

Da Redação

Sistema permite que candidatos realizem entrevista de emprego online, por vídeo (Foto: Reprodução)

Porto Alegre – Uma pessoa com necessidades especiais enfrenta diversos obstáculos diariamente, entre eles, os de deslocamento e acessibilidade. Para minimizar essa situação, uma empresa de recursos humanos de Porto Alegre, especializada em oportunidades para pessoas com deficiência, lançou uma forma inovadora de entrevista de seleção por vídeo. A solução implantada este ano já está disponível no mercado e vem conquistando grandes empresas de todo País.

O desenvolvimento do novo sistema de entrevista foi possível graças à participação da Egalité Recursos Humanos Especiais no Programa Inova Pequena Empresa. “O Inova Pequena Empresa RS tem como objetivo dividir custos com o empreendedor, diminuindo o risco financeiro inerente à atividade inovadora, seja ela em produtos, processos ou serviços dependentes de tecnologia”, explica Gustavo Schneck Moreira, gestor de projetos de Inovação do SEBRAE/RS. Além de um aporte financeiro, que varia de R$ 50 mil a R$ 100 mil, os empreendedores selecionados por chamada pública têm acesso a programas de capacitação e acompanhamento técnico.

Foi o que ocorreu com a Egalité. A empresa foi selecionada no final de 2014 e, em um ano, desenvolveu uma solução em vídeo para a entrevista inicial com portadores de necessidades especiais. “Pela legislação trabalhista, empresas com mais de cem funcionários precisam ter um percentual de colaboradores nessas condições em sua equipe. Entre nosso clientes estão grandes grupos como Walmart e Ambev, com diversas unidades espalhadas pelo País e queríamos evitar o deslocamento desnecessário desses candidatos na etapa de triagem”, conta o fundador Guilherme Braga.

A solução encontrada foi a entrevista por vídeo que não ocorre em tempo real. O interessado na vaga assiste as perguntas e grava suas respostas para serem enviadas pelo site da empresa de Recursos Humanos. “Basta ter conexão à internet e uma câmera de vídeo, que pode ser webcam ou as disponíveis em celular”, explica Braga. “Com a novidade, ganhamos em produtividade e facilitamos a vida dos que estão em processo de seleção”, observa. Pelo sistema, deficientes auditivos podem receber as perguntas e enviar as respostas em Língua Brasileira de Sinais e deficientes visuais conseguem acessar a solução pelo site, que tem acessibilidade via teclado, e também gravar seus vídeos.

A ideia agora é lançar um sistema para facilitar a comunicação entre empresas e usuários, com uma solução que permita o uso da tecnologia para promover a interação entre surdos e ouvintes que não dominam o sistema Libras. A Egalité Recursos Humanos é uma microempresa de apenas dez funcionários que, em seis anos de existência, já intermediou a seleção de mais de 2.500 pessoas com deficiência de 16 Estados.

Confira o vídeo em que empresa apresenta seu serviço na feira Reatech em São Paulo (a partir dos 2 minutos).

Confira outros Casos de Sucesso...

Copyright SEBRAE 2012

SIGA O SEBRAE NAS REDES SOCIAIS:

twitter youtube  facebook  youtube  youtube  flikr