Meu Sebrae

0800 570 0800

Solenidade ocorre no dia 11 de dezembro, às 18h, com a presença do presidente Vitor Augusto Koch

Da Redação
Pórtico da cidade (Foto: Prefeitura Municipal\Divulgação)Pórtico da cidade (Foto: Prefeitura Municipal\Divulgação)
Soledade - O município de Soledade, na Regional Planalto, vai receber o 17º Ponto de Atendimento do Sebrae/RS. Integrante da Rede de Atendimento ao Empreendedor, ele será inaugurado na terça-feira, dia 11, às 18h, em solenidade na qual estarão presentes o presidente do  Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, e o superintendente Léo Hainzenreder. Localizado na Avenida Marechal Floriano, 395, Sala 101, no Centro de Soledade, o ponto foi viabilizado pela parceria entre o Sebrae/RS, a prefeitura local, a Câmara de Dirigentes Lojistas, e o Sindicato Rural Patronal.  
 
O presidente Vitor Augusto Koch destaca a mobilização da comunidade soledadense em torno da presença da instituição no município. “Nós do Sebrae/RS ficamos sensibilizados com o desejo de Soledade em dispor de uma de nossas unidades de atendimento. O empenho dos parceiros na implantação deste ponto de atendimento foi um fator determinante para que estejamos presentes com muita força na cidade”. 
 
Ele lembra, ainda, que “Soledade é mais uma cidade onde, tenho certeza, o Sebrae/RS será um importante gerador de oportunidades de crescimento dos pequenos negócios, dos empreendedores e dos futuros empresários, somando esforços ao espírito empreendedor de sua gente”. 
 
As entidades parceiras do Sebrae/RS na implantação do ponto no município estarão representadas no evento pelo prefeito municipal de Soledade, Gélson Cainelli; presidente do CDL, Moacir Paulo Lodi; presidente do Sindicato Rural Patronal, Josué Samir Lamaison.
 
O superintendente Léo Hainzenreder enfatiza que o objetivo do Sebrae/RS é ampliar o atendimento que presta ao município de Soledade colocando mais conhecimento à disposição de quem deseja abrir ou melhorar seu negócio. A iniciativa pretende também atender as necessidades de 13 municípios vizinhos, integrantes da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botocaraí (AMASBI), e agregar outras entidades empresariais e públicas à parceria.
 
A Rede de Atendimento ao Empreendedor
Atuando em parcerias, ao invés de instalar uma estrutura própria em cada município, o Sebrae/RS confirma o apoio de várias entidades no Estado, que ajudam no alcance cada vez maior de empreendedores. O presidente Vitor Koch ressalta que esse tipo de estrutura é utilizada por outras unidades federativas do Sebrae no Brasil, como Paraná e Santa Catarina. “A Rede de Atendimento ao Empreendedor permite que o Sebrae/RS chegue aos empresários de regiões do Estado onde seria difícil construir um prédio próprio', ressalta o presidente. Por meio das parcerias, conseguimos agir de forma descentralizada, o que permite que os pontos de atendimento sirvam de apoio às dez regionais do Sebrae que já existem no Rio Grande do Sul”.
 
Na divisão de responsabilidades da Rede de Atendimento ao Empreendedor, as entidades parceiras oferecem a estrutura física adequada em cada cidade, incluindo móveis e equipamentos necessários para o desenvolvimento do trabalho e o agente de atendimento. Já o Sebrae/RS fica encarregado da estruturação do serviço, oferecendo metodologias, soluções e acesso aos sistemas. Cada um dos 17 pontos tem a parceria de integrantes de, pelo menos, três entidades representativas da comunidade local e dos interesses das micro e pequenas empresas. 
 
Sobre Soledade
O município de Soledade tem uma população de 30.044 habitantes, correspondente a 28,90% do total da população da Região do Alto da Serra do Botucaraí. 
 
Soledade tem sua base econômica ligada com muita força ao setor de industrialização de pedras preciosas, exportando 95% de seus produtos para os Estados Unidos, Europa e Ásia. Conta também com indústrias do ramo da metalurgia, erva-mate, madeira, trigo e desdobramento de  mármores e granitos. 
 
O comércio na cidade está estruturado em torno das confecções, calçados, pedras preciosas e minerais para coleção, móveis e informática. 
 
No setor agropecuário, desponta a bovinocultura de corte, a principal atividade em termos de área no município. A exploração agrícola do município apresenta características bastante diversificadas, devido a sua topografia, destacando-se as culturas de soja, milho, canola, feijão preto, fumo, trigo, arroz de sequeiro, mandioca e  batata-doce. 
 
Em Soledade estão instaladas cerca de 2.200 micro e pequenas empresas.

Comentários:

Copyright SEBRAE 2012

SIGA O SEBRAE NAS REDES SOCIAIS:

facebook twitter youtube